Programa de Garantia de Direitos Ambientais

A MaxGeo foi escolhida para trabalhar no projeto de Revitalização do assentamento São Pedro, realizado através do Programa de Garantia de Direitos Ambientais (PGDA), visando a mobilização social e a melhoria na qualidade de vida no entorno da Hidrelétrica Teles Pires.

Realizado com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto tem como objetivo a revitalização da região, localizada no município de Paranaíta, estado do Mato Grosso.

Para tal programa foram utilizados recursos da Linha de Investimentos Sociais de Empresas, incluídos como subcrédito no financiamento concedido à Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), em um acordo entre a companhia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Município de Paranaíta e o Instituto Centro de Vida (ICV).


Através desse projeto, mais de 785 famílias estão sendo beneficiadas (cerca de 5450 pessoas), fazendo assim com que a região seja renovada, diminuindo o êxodo rural, fixando os jovens no campo, promovendo a diversificação produtiva (através de associativismo e empreendedorismo), ensinando os assentados a transformar suas propriedades em fonte de renda permanente, regularizando a situação fundiária e promovendo de forma sustentável a recuperação e conservação ambiental através da formação e capacitação dos assentados para a utilização de manejos sustentáveis.


Todo esse processo necessita de estudos precisos e planejamento estratégico, visando não apenas a conservação ambiental, mas conscientização e capacitação dos moradores.

Assim, a primeira etapa do plano de trabalho consiste no Plano de Comunicação Social, que visa a mobilização para as atividades do programa, através de ações com os moradores e auxílio de materiais informativos.

Em seguida, passa-se para a Complementação e Conclusão do Zoneamento Ambiental, onde são feitas análises de dados fornecidos pela CHTP, juntamente com a coleta de novos dados primários e secundários, para consolidação de informações e produção de material cartográfico da região.


Com a definição dessa etapa, em seguida é emitido o Plano Estratégico de Recuperação de Áreas Degradadas, o que leva à etapa de Assistência Técnica e Implantação das Unidades Demonstrativas que visam dar suporte aos moradores locais, além auxílio na recuperação ambiental, através de plantio de espécies arbóreas, implantação de sistema agroflorestal com produção de frutos, integração Lavoura-Pecuária, com o plantio de culturas, e posteriormente, com a produção da pecuária no local, e por fim, com a doação, controle e monitoramento de materiais para reflorestamento de nascentes.

Nós da MaxGeo temos muito orgulho de fazer parte desse projeto, trazendo qualidade de vida e progresso à essa região do norte do Mato Grosso.

Conheça mais sobre esse e outros projetos da MaxGeo em nosso site: www.maxgeo.com.br e siga-nos nas redes sociais!