Topografia
A palavra topografia é de origem grega, formada pelos termos “TOPOS”, que significa "lugar", e “GRAPHO”, que significa "descrição".
A Topografia é uma técnica que serve para fazer uma descrição minuciosa de um trecho de terra, descrevendo todos os detalhes existentes, como estradas, edificações, acidentes geográficos, rios, demarcações, entre outros.
Sua utilização é fundamental para diversos setores, como construção civil, urbanismo, geologia, oceanografia, mapeamento topográfico e cartográfico, medição e demarcação de propriedades e territórios, reflorestamento, entre diversas outras coisas.
A Topografia pode ser dividida em diversos setores, cada um com uma especificação.
O Levantamento Topográfico ou Topometria deve representar as características da superfície de um terreno, assim como as dimensões dos lotes, trazendo assim informações confiáveis para que possam contribuir em projetos arquitetônicos. Esses levantamentos podem ser divididos em Levantamentos Planimétricos e Levantamentos Altimétricos, e normalmente são apresentados através de desenhos de curvas de nível e de perfis.
O Levantamento Planimétrico, Planimetria ou Placometria, tem a função de determinar as projeções horizontais dos pontos do terreno. Através dele são determinadas as medidas corretas do terreno, afinal, nem sempre as medidas indicadas nas escrituras são fiéis às medidas reais.
Já o Levantamento Altimétrico, Altimetria ou Hipsometria determina as alturas no relevo do solo, estudando procedimentos, métodos e instrumentos de distâncias verticais ou diferenças de nível e ângulos verticais (nivelamento).
Por fim, temos a Topologia, que é o estudo de formas do relevo. Esse estudo representa através de curvas de nível e pontos cotados o relevo e suas características.
Em todos esses métodos é fundamental levar em consideração que as plantas são sempre feitas dentro de uma escala real, que é a relação entre a representação gráfica do objeto e sua dimensão no terreno, calculada através da fórmula E=d/D, onde “d” é a Dimensão Gráfica e “D” a Dimensão Real.
Dessa forma, quanto maior a dimensão real, menor será a escala, e consequentemente, o desenho será menor, trazendo menos detalhes.
Essa escala pode ser classificada de duas formas. A primeira é a escala gráfica, onde uma régua desenhada na mesma escala da planta topográfica representa a escala numérica empregada. Essas escalas são mais usadas em desenhos cartográficos onde o denominador é um número elevado.
Já a escala numérica é o valor numérico da escala da planta topográfica em forma de fração, normalmente representada conforme o exemplo a seguir:
- Mapas de estados, países e continentes normalmente utilizam escalas entre 1: 200.000 a 1: 10.000.000.
- Plantas de pequenos lotes urbanos utilizam escalas entre 1: 100 e 1:200.
A MaxGeo é uma empresa especializada no serviço de topografia, contando com profissionais capacitados e equipamentos de última geração, prestando também os serviços de:
• Levantamento planimétrico e planialtimétrico cadastral;
• Locação de obras em geral;
• Demarcação de projetos;
• Retificação de áreas urbanas e rurais;
• Desmembramentos e remembramentos;
• Georreferenciamento.
Tamanho profissionalismo se reflete nos resultados obtidos, como o recente contrato assinado com a Verallia, empresa fabricante de embalagens de vidro, onde a MaxGeo é a responsável pelos Estudos Topográficos de Controle de Qualidade do local onde será construída a nova planta da empresa, na cidade de Jacutinga – MG.
Para saber mais sobre os serviços de topografia da MaxGeo acesse www.maxgeo.com.br e curta nossa página no Facebook!